Fogo retorna ao Uruguai por causa do vento
2005-01-28
Vários dos grandes incêndios forestais que começaram há duas semanas em bosques naturais da costa atlântica do Uruguai foram dominados, mas a mudança da direção e o aumento da intensidade dos ventos provocou, nas últimas horas, o retorno do fogo ao Parque Nacional de Santa Teresa.
Na tarde de ontem (27/1), bombeiros e militares lutavam para impedir que o fogo destruísse uma superfície ainda maior do parque nacional. O diretor de Relações Públicas dos Bombeiros, Jorge Roqueta, afirmou que a mudança na direção dos ventos faz com que o fogo retorne, queimando o que não havia queimado.
No Parque de Santa Teresa, foi construído outro corta-fogos para evitar que as chamas avancem, da mesma forma como foi feito em La Coronilla, para salvar pessoas.
O primeiro incêndio de grande magnitude começou há dias semanas, no balneário La Esmeralda. A partir de lá, começou a estender-se para o leste. Seguiu pelo balneário de Punta del Diablo, chegou ao Parque Nacional de Santa Teresa e quase cercou a localidade de La Coronilla. Já consumiu mais de dois mil hectares de bosques, destruiu uma centena de casas e forçou a evacuação de 30 mil pessoas. Bombeiros do Brasil e da Argentina estão ajudando colegas uruguaios c controlar o fogo. (Clarín, 28/1)