Exxon paga a cientistas para minimizar a importância do aquecimento global
2005-01-28
O diário britânico The Guardian revelou, ontem (27/1), que a petroleira Exxon Mobil financia um prestigioso grupo de cientistas para que elabore informes nos quais se minimiza a importância da mudança climática.
Segundo o jornal, esta fato ocorreu depois do anúncio do governo de Londres de que o aquecimento global será seu principal objetivo durante sua presidência no grupo G-8. A denúncia se refere à organização científica britânica Scientific Alliance, vinculada à petroleira Exxon Mobil através de uma colaboração com o Instituto George C Marshall, de Washington.
A Scientific Alliance e o Instituto George C Marshall de Washington publicaram, no mês passado, um informe em que minimizavam a importância da mudança climática. O instituto estadounidense recebeu, em 2003, um financiamento de 51 mil libras da Exxon Mobil e uma soma sem especificação, no ano passado.
Conforme o Guardian, os cientistas consultados negaram ao máximo tal vínculo, enquanto os responsáveis da Exxon Mobil negaram qualquer relação com a conferência de Londres. (El Mundo, 28/1)