Senai cria simulador de controle de lastros em plataformas
2005-01-27
Em parceria com a empresa britânica Aset, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial) está criando no Rio um simulador de controle de lastros em plataformas. O equipamento, que deverá começar a funcionar no início do segundo semestre, serve para treinar operadores a estabilizar plataformas e navios-plataformas em situações de emergência. Os investimentos no projeto, de US$ 2 milhões, serão feitos pelo Senai.
Segundo o gerente de produtos do segmento de petróleo e gás do Senai, Ziney Dias Marques, o projeto faz parte da estratégia da instituição de transformar o Estado do Rio em um centro de tecnologia do petróleo de referência internacional. Ele explica que os instrutores do simulador serão treinados no centro de treinamento da Aset em Abeerden, na Escócia, referência internacional para o setor. O simulador será instalado no Centro de Tecnologia Euvaldo Lodi, que pertence ao Senai.
O equipamento tem o objetivo de simular uma sala de controle de três tipos de plataformas: semi-submersíveis, auto-eleváveis e FPSOs (unidades de armazenamento e produção de petróleo, os navios-plataforma). Além do simulador, Marques contou que o Senai negocia outros projetos juntamente com empresas internacionais para o desenvolvimento de centros de treinamento no estado, mas preferiu não revelar quais são elas. (O Globo 26/1)