Pescadores da Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) ganharão uma traineira
2005-01-27
Para minimizar os efeitos de uma nova mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, como a do sábado passado, a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) anunciou que comprará o mais rapidamente possível uma traineira. O barco ficará nas águas da Lagoa e será utilizado pelos pescadores da colônia de pesca Z-13, quando for caracterizado o risco de nova mortandade, seja pela alta temperatura da água ou falta de oxigênio.
Segundo o presidente do órgão, Ícaro Moreno Júnior, a pesca de manejo, feita quando há excedente de peixes, poderia ter minimizado a mortandade. A traineira, que custa cerca de R$ 20 mil, deverá ser comprada em caráter emergencial e a idéia da Serla é colocá-la em funcionamento já.
Temperatura da água continua elevada
Desde sábado, quando começou a mortandade de peixes, a Comlurb já tinha recolhido 24 toneladas de savelhas. A temperatura da água, que chegou a 30 graus, continua alta.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Luiz Paulo Conde, terá, ainda esta semana, uma audiência com a governadora Rosinha Garotinho para tratar da liberação de R$ 26 milhões. O dinheiro, que viria do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), seria para fazer as obras do prolongamento do canal do Jardim de Alah, solução mais recomendada para a renovação das águas da Lagoa. (O Globo 26/1)