Lixo continua sendo problema grave em Santana do Livramento
2005-01-27
Um dos fatos que vem preocupando boa parte da comunidade de Santana do Livramento é a falta de conscientização das pessoas que jogam lixos domésticos em lugares impróprios do município. Este fato é bastante preocupante principalmente nas comunidades carentes, pois os moradores jogam os lixos no pátio e em algum córrego de água. É grave também nos casos em que os lixos domiciliares são jogados em terrenos baldios onde juntam insetos e alguns tipos de animais que rasgam as sacolas e espalham os alimentos, papéis, latas e outros resíduos. A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos responsável pela coleta de lixo, também tem algumas dificuldades em relação ao fato, pois é pouca a colaboração da comunidade. As pessoas não respeitam as regras necessárias para o recolhimento do material.
Conforme o secretário adjunto de Transporte e Serviços Urbanos, João Carlos Baglione, o problema maior que os funcionários enfrentam no recolhimento do lixo é os sacos impróprios em que são colocados os resíduos domiciliares. - Muitas pessoas insistem em colocar o lixo em sacos plásticos grandes. A regra é que os lixeiros não podem recolher sacolas de grande porte, pois muitas vezes eles pegam e jogam para cima do caminhão e acabam rasgando devido o peso - explana. Em algumas localidades da cidade o horário de recolher o lixo está sendo obedecido, mas em outros pontos como o centro da cidade, muitas salas comerciais colocam o lixo no sábado ficando expostos no final de semana, onde os cachorros rasgam e espalham os resíduos.
O secretário adjunto pede a colaboração da comunidade de Sant’Ana do Livramento em relação aos sacos que são usados para o lixo, pois os lixeiros somente recolhem sacolas pequenas. As pessoas que jogam o lixo em terrenos baldios e vias públicas tomem consciência do fato que pode causar um grande estrago a saúde das famílias. (Jornal A Platéia, 26/01)