Espírito Santo deverá ganhar usina térmica, prevê ministra
2005-01-27
O Espírito Santo é o estado da região Sudeste com maior potencial para receber uma nova termelétrica. A informação foi dada no dia 25 pela ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff. Ela esteve no estado para anunciar a conclusão da linha de transmissão de energia Ouro Preto-Vitória, que vai acabar com os problemas de interrupção de energia na região, conforme anteciparam o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil. O Espírito Santo é ponta de linha do sistema Furnas e é alimentado apenas por uma linha que vem de Campos, no Rio de Janeiro. A nova linha entra em operação em 30 de março de 2005.
- Entre 2007 e 2008 serão feitas licitações para comprar energia elétrica gerada por termelétricas e o Espírito Santo está cotado para ter uma, porque tem gás e um grande potencial de geração de energia. Então, investidores e empresários precisam estar preparados, afirmou.
A linha Ouro Preto-Vitória consumiu investimentos de R$ 160 milhões e tem 365 quilômetros. Ela revelou que a sua implantação sofreu problemas na área ambiental e com o Ministério Público, mas que já foram contornados. Um desses problemas aconteceu no município mineiro de Ponte Nova, onde os vereadores queriam impedir a passagem da linha pelo município.
A ministra ainda anunciou a ampliação da subestação de Vitória, que ganhará um quinto banco de transformadores. Com a ampliação, fica eliminado o risco de sobrecarga no sistema. Esse banco entra em operação juntamente com a nova linha. Até o fim do ano uma nova subestação entrará em operação em Areinhas, na Região Metropolitana da Grande Vitória. No total, com a linha, o investimento chega a R$ 200 milhões. (JB 26/1)