Plantas de cloro estão jogando mercúrio em rios nos EUA
2005-01-27
Nove fábricas de cloro, no Sul e no Lestedos Estados Unidos, estão colocando pelo menos oito toneladas de mercúrio no meio ambiente a cada ano. A situação está demandando a ação do governo para que essas empresas sejam forçadas a implantarem tecnologias limpas, disseram ativistas, na semana passada.
Os ambientalistas acreditam que a quantidade de mercúrio emitida pelas unidades industriais deva ser ainda maior. A indústria sabe que toneladas do metal tóxico não são contabilizadas a cada ano, embora não acredite que o mercúrio seja jogado no ambiente.
O cloro, nas fábricas, é produzido pela descarga elétrica em água salgada através de vapor de mercúrio, um processo desenvolvido há mais de cem anos. Os ambientalistas afirmam que tais plantas são amplamente ignoradas e não são checadas as fontes de mercúrio que causam a poluição a partir delas.
O mercúrio se estabelece nos cursos d água e se acumula nas vísceras de peixes. Seres humanos que ingerem peixes podem desenvolver problemas neurológicos, caso os peixes estejam contaminados com mercúrio. Os efeitos são mais críticos em crianças e fetos. (ABC News, 26/1)