Pesquisadores ingleses criam software para prever clima em PCs
2005-01-27
Um simulador da temperatura global –climateprediction.net – traz um novo alerta sobre a mudança climática. O estudo utiliza-se de um programa que roda, em um computador pessoal, dados mostrando que as temperaturas globais podem subir até 11ºC. Este valor é duas vezes o nível que um estudo anterior sugeriu.
Os cientistas que estão por detrás do projeto, chamado climateprediction.net, dizem que ele está baseado nos níveis de emissão de dióxido de carbono. Os resultados do estudo estão publicados na revista Nature.
Climateprediction.net é um software da Universidade de Oxford e está sendo distribuído como um projeto de computação. Mais do que usar supercomputadores para fazer rodar modelos climáticos, a população pode baixar o software em seu próprio PC.
Mais de 95 mil pessoas registraram-se para fazer o download, em mais de 150 países. Seus computadores pessoais simularam mais de 60 mil previsões de clima futuro.
Cada PC roda uma simulação computadorizada levemente diferente do que aconteceria ao clima global se os níveis de dióxido de carbono na atmosfera dobrassem em relação aos níveis existentes antes da Revolução Industrial, informando o que aconteceria na metade do século.
O que varia, basicamente, entre as simulações, é a natureza precisa dos processos físicos, como a formação de nuvens tropicais e os processos que direcionam o transporte de calor ao redor do mundo.
Os cientistas que estão por detrás do projeto climateprediction.net acreditam nele porque ele é distribuído para PCs individuais e pode ajudar a informar as pessoas a respeito da mudança climática e, em retorno, pode trazer uma mudança política. (BBC, 27/1)