Greenpeace denuncia Espanha como exemplo de ineficiência energética
2005-01-27
A organização ecologista Greenpeace criticou a Espanha afirmando que o país é um exemplo mundial de ineficiência energética, depois do novo recorde de consumo de energia registrado na tarde de 25 de janeiro.
A Greenpeace, através de um comunicado, instou o governo espanhol a empreender ações sérias, de forma decidida e urgente, para reverter esta situação, que provoca graves danos ambientais, além de contribuir para a redução da competitividade da Espanha perante os países vizinhos.
A ONG assinalou que, segundo o informe Perfil Ambiental da Espanha 2004, recentemente publicado pelo Ministério do Meio Ambiente, o quociente entre o consumo de energia primária e o PIB, entre 1995 e 2000, teve um decréscimo médio de 0,5% ao ano na Espanha, contra 1,3% na União Européia. Isto quer dizer que, para produzir uma mesma unidade de PIB, a Espanha teve que gastar cada vez mais energia, enquanto qie a Europa gastou menos.
A ONG considera irracional o crescimento da demanda elétrica na Espanha, que ficou em torno de 10%, somente em janeiro. Segundo a entidade ecológica, o Ministério da Indústria espanhol nada está fazendo para racionalizar o consumo e conter a ineficiência energética. (El Mundo, 27/1)