Explosão de gás danifica depósito e mata três em Nova Jersey
2005-01-27
Três homens morreram e um ficou gravemente ferido devido à explosão, na terça-feira (25/1), de parte de um depósito em uma área industrial de Nova Jersey, a chamada ára costeira química. A explosão pôde ser ouvida a ilhas de distância.
As vítimas estavam transportando acetileno, um gás altamente inflamável usado como combustível de soldagem, nas instalações da Acetylene Service Company. Dois trabalhadores, Enio Perez, de 34 anos, e Pablo Morillo, de 29, morreram instantaneamente. Outro, German Gonzalez Vasquez, de 46, foi levado ao Hospital Universitário de Newark, onde morreu logo em seguida.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Segundo uma agente da Agência de Proteção Ambiental (EPA), há indícios preliminares de vazamento entre os cilindros e sua fonte de abastecimento. O acetileno é um gás altamente inflamável e sujeito a explosões. As instalações da empresa haviam sido inspecionadas três vezes antes deste acidente, nos últimos oito anos, e foram encontradas algumas violações pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA). Em 17 de fevereiro de 1996, a empresa havia pago US$ 5.850 em multas por 17 violações à segurança, na área de equipamentos de manutenção. (NY Times, 26/1)