Projeto Tamar chega a Florianópolis (SC)
2005-01-26
Há 25 anos o Projeto Tamar atua na costa brasileira na preservação e reabilitação de tartarugas. Executado pelo Ibama e com patrocínio da Petrobras, o Tamar chega a Florianópolis com o objetivo de conscientização ambiental da comunidade e da indústria pesqueira e como um centro de reabilitação das tartarugas encontradas na costa catarinense.
O projeto já atua em oito estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo), com 21 bases de desova e de alimentação. Até o final da década de 70, com a captura de tartarugas na pesca, matança de fêmeas e destruição dos ninhos, elas estavam ameaçadas de extinção.
Um levantamento em 1980 e a atuação do Tamar identificaram cinco espécies na costa: tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) e tartaruga-verde (Chelonia mydas), estas duas mais comuns no Sul. (Diário Catarinense, 25/01)