Congresso internacional debaterá fontes renováveis de energia no Rio
2005-01-26
Cientistas, profissionais da área técnica, do governo, da indústria e políticos de todo o mundo vão se reunir no Hotel Glória, Rio de Janeiro nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, para debater o atual estágio de utilização de fontes renováveis de energia.
Estará em foco o uso da energia solar, eólica, biomassa e demais fontes alternativas que substituam os combustíveis fósseis, matéria-prima escassa e responsável pela emissão de gases causadores do efeito estufa.
Serão dois eventos paralelos no Hotel Glória: o Congresso Internacional sobre Clima e Energia (RIO 5), no qual serão apresentados trabalhos de pesquisadores e palestras de especialistas; e a Feira Tecnológica Latino Americana de Energias Renováveis (LAREF 2005), uma exposição aberta ao público em que serão apresentados produtos, serviços e novas tecnologias nos stands de empresas e instituições.
O evento terminará em Fortaleza, dias 18, 19 e 20 de fevereiro, com workshops no Centro Cultural Dragão do Mar e uma excursão ao maior parque eólico do Brasil.
Mais do que discutir, o encontro buscará mostrar as experiências existentes e divulgar o atual estágio de pesquisas sobre o tema, além de avaliar resultados e apontar caminhos concretos para o uso de energia de fontes renováveis em larga escala. O Congresso pretende manter a mobilização da sociedade, governantes e comunidade acadêmica na busca do desenvolvimento sustentável, meta traçada desde a Eco 92, mas que pouco avançou na última década. Hoje, a indústria envolvida com fontes alternativas de energia cresce em média 20% ao ano e emprega cerca de 400 mil pessoas no mundo. (JB 25/1)