Foz do Iguaçu se candidata para ser sede da conferência Eco-2007
2005-01-26
A cidade de Foz do Iguaçu está pleiteando a sede da Eco-2007, conferência que vai comemorar os 15 anos da realização da Rio-92 e reunirá cerca de 190 países membros da Unesco. O município, que já criou uma secretaria especial chamada Rio + 15, formalizou a candidatura por meio de um ofício encaminhado à Unesco pelo prefeito Paulo MacDonald Ghisi. A divulgação da cidade que vai sediar o evento acontece no dia 18 de março, em Paris.
Para consolidar a candidatura à Eco-2007, que terá como tema Da Palavra à Ação, a prefeitura de Foz convidou o coordenador da Unesco para a América Latina, Hendrikso J. Bonda, para realizar palestras com integrantes da prefeitura. Com o apoio de Bonda e também da Universidade de Sorbonne, de Paris (França), a cidade vai começar a organizar a sua Agenda 21, documento que traça uma radiografia dos problemas da cidade e as soluções para as áreas de meio ambiente, economia e social.
Para que a cidade conquiste o título de destino ecologicamente correto, a principal proposta é promover o desenvolvimento sustentável em sintonia com os fatores econômicos e sociais. Trinta programas específicos serão desenvolvidos com acompanhamento mensal do representante da Unesco. (Gazeta do Povo/PR 25/1)