Repsol apresenta plano de investimentos na Argentina
2005-01-26
A empresa de petróleo Repsol-YPF apresentou ao presidente argentino, Néstor Kirchner, um plano de investimentos para 2005 correspondente a mais de US$ 1,2 milhão. Ao mesmo tempo, a Telefônica, outra empresa espanhola na Argentina, reiterou uma demanda por US$ 2,8 milhões.
Um dia antes do primeiro-ministro da Espanha, Rodríguez Zapatero, chegar a Buenos Aires, a petroleira de capital espanhol Repsol-YPF anunciou o total de suas inversões no país neste ano, que superam em quase 35% o que foi investido em 2004.
O anúncio de investimentos por parte de uma empresa privada nas mãos de capitais estrangeiros chega justamente quando outra empresa, a francesa Suez, dona da Águas Argentinas, decide se fica no país ou se devolve a concessão ao Estado argentino.
A apresentação dos planos da Repsol ficou a cargo do titular da empresa, Antonio Brufau, que chegou à Casa Rosada ontem, por meio de Enrique Locutura, o novo homem-chave da petroleira, que terá em suas mãos uma região estratégica para a Repsol-YPF: os negócios e beneficiamento de óleo cru e gás da Argentina, do Brasil e da Bolívia. (Clarín, 26/1)