Expedição chinesa vai avaliar possível redução do Monte Everest
2005-01-26
A China enviará uma equipe ao Monte Everest entre 20 de março de 2006 medir o Teto do Mundo e avaliar o impacto ambiental na montanha mais alta do mundo. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela imprensa local.
Segundo a cadeia de televisão China Central, está será a quarta vez que uma expedição é enviada pelo governo chinês para realizar esta tarefa após as realizadas em 1959, 1966 e 1975.
Nesta ocasião, os cientistas vão verificar os danos causados na área pelo aquecimento do planeta nos últimos 30 anos, assegurou a rede de televisão.
Acredita-se que o Monte Everest, situado entre o Nepal e o Tibet que é controlado pela China, tenha reduzido de tamanho em cerca de 1,3 metros após o derretimento das geleiras.
A altura oficial do Teto do Mundo é de 8.848 metros. Segundo os meios de comunicação oficiais da China, cerca de 7% das geleiras do país estão derretendo anualmente com o aquecimento global, incluindo as que cobre o Everest.
Um dos mais experientes peritos em geleiras na china Yan Tandong, assegurou que 64% das geleiras do país podem derreter até 20050, caso a tendência seja mantida. (JB 25/1)