Greenpeace intercepta navio com soja transgênica procedente da Argentina
2005-01-26
Um navio que transportava 32 mil toneladas de pão de soja transgênica procedente da Argentina e com destino ao oeste da França foi interceptado em alto mar pelo Greenpeace, anunciou, nesta terça-feira, a associação através de um comunicado.
O texto, assinado conjuntamente com a Confederação Camponesa e outra organização que se opõe aos cultivos geneticamente modificados (OGM), explica que o navio Golden Lion foi interceptado pela embarcação Esperança na altura de Portugal e ambos navegavam em direção à Bretanha francesa.
Com este ato, as organizações querem denuncias as importações em massa de soja geneticamente modificada à União Européia e pediram aos cidadãos que recebam com uma grande manifestação ao Golden Lion e o Esperança em sua chegada ao porto francês de Lorient, no próximo dia 27.
–Hoje em dia, mais de 75% dos franceses se opõem ao uso destes produtos, mas nem o Estado francês, nem a União Européia lhe ouvem, assegura a Greenpeace em seu comunicado.
A bordo do navio da Greenpeace viajam, entre outros, o ativista francês José Bové, conhecido militante e líder sindical. (JB 25/1)