Prefeitos de cinco municípios gaúchos batalham pela energia eólica
2005-01-25
O prefeito Wainer Machado, acompanhado do vice-prefeito Estoécel Santanna, estará recepcionando nesta semana, quatro mandatários municipais gaúchos, que estão na luta pela instalação da Gamesa- empresa geradora de energia eólica. Os prefeitos das cidades de Sant’Ana do Livramento, Rio Grande, Piratini, Jaguarão e Santa Vitória do Palmar, querem que a empresa se instale ainda neste ano de 2005 no Rio Grande do Sul. Conforme o vice-prefeito Estoécel Santanna, a mobilização neste mês de janeiro, deve-se ao fato de que no próximo mês de março será realizado um novo leilão da sobra de energia de biomassa.
-Livramento será classificada como antes e depois da Gamesa- diz entusiasmado, um dos grandes idealizadores da instalação da geração de energia eólica em Sant’Ana do Livramento. Para o vice-prefeito Estoécel Santanna, é muito importante essa união de forças dos cinco mandatários municipais, como forma de pressionar o Governo Federal, especialmente o Ministério das Minas e Energia, hoje sob o comando da ministra gaúcha Dilma Roussef.
A reunião acontecerá às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal e contará com a presença do presidente da Gamesa, Pedro Cavalcante. A instalação da Gamesa em Sant’Ana do Livramento, está prevista para o ano de 2007, mas na opinião do vice-prefeito Estoécel Santanna, é de fundamental importância que esse processo se antecipe e assim, a cidade passe, ainda neste ano, pela grande transformação econômica e social, que certamente essa indústria causará, em razão do investimento que será feito pela multinacional, além da geração de impostos e de empregos, que a cidade tanto precisa. (Jornal A Platéia, 24/01)