Qualidade do ar melhora somente a partir de 2007 em Hong Kong e na China
2005-01-25
Hong Kong e o Sul da China deverão esperar até 2007 para experimentarem algum alívio no que diz respeito à poluição do ar, segundo afirmoi o ministro do Meio Ambiente de Hong Kong na última sexta-feira (21/1). Hong Kong e a maioria das províncias chinesas ao sul de Guangdong estão sob intensa nebulosidade durante muitos dias do ano por causa da poluição do ar, e enxergar um céu azul, de lá, é algo cada vez mais raro.
–Estes dois anos serão os piores, disse a ministra do Meio Ambiente, Transporte e Trabalho, Sarah Liao, aos legisladores. Oficiais de ambos os lados culparam as usinas de energia pela pobre qualidade do ar, assim como o crescente número de automóveis e fábricas. Liao disse que Hong Kong e
Guangdong implementariam uma série de medidas para controlar a poluição nos anos que virão, mas vai levar tempo até que alguma melhoria fique visível.
Algumas das medidas vão exigir que as plantas de geração de energia construam plantas que minimizem as emissões de poluentes, o que vai levar tempo até que seja instalado. Liao calcula que o processo demore até 2007. Em um documento, as autoridades do governo informaram que no delta do Rio Pérola, em Guandong, onde as fábricas estão concentradas, o monitoramento da qualidade do ar começará somente neste ano. (Planet Ark, 24/1)