Lixo vira artesanato em Passo Fundo
2005-01-24
O lixo continua sendo um artigo de luxo para os voluntários que integram o Comitê da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida de Passo Fundo. A criatividade dos voluntários transforma retalhos de tecido, papel e outros produtos recicláveis em diversas peças artesanais. Tapetes, cestos, sacolas, bonecas e enfeites decorativos para a casa são alguns dos exemplos. Quinta-feira (20/01), os grupos de trabalho realizaram uma exposição dos trabalhos artesanais que são desenvolvidos nas vilas do município.
A presidente do comitê, Heloísa de Almeida, revela que um dos lemas que norteia a entidade, Ajude a ser ajudado, demonstra o trabalho desenvolvido pelo entidade há quase 14 anos. - Não queremos nada em troca, somente ver algum trabalho feito, como o artesanato feito pelas mulheres. Elas nos mostram como aprendem a trabalhar e fazemos as doações. Até os velhinhos podem ter uma terapia ocupacional - ressalta a presidente.
No final da tarde, os integrantes dos grupos de trabalho receberam uma sacola de alimentos do comitê. Todo o material utilizado pelos grupos é oriundo de doações, sucatas como a coordenadora do comitê, dona Heloísa Almeida, costuma chamar. Os grupos são formados nos bairros. Lá, voluntários dão aulas de tapeçaria, costura e crochê. Até a linha utilizada por essas mulheres é reciclada. Isso, porque, semanalmente, o comitê recebe doações de retalhos de malharias. (Jornal O Nacional, 21/01)