FSM enfretará pela primeira vez o desafio de pôr em prática a sustentabilidade ambiental
2005-01-24
Desde 2002, a inserção das questões ambientais no Fórum Social Mundial tem sido uma preocupação das ONGs ligadas ao meio ambiente que compõem o Conselho Internacional do evento. Em 2003 e 2004 a pauta ambiental esteve presente nos debates, mas somente na edição deste ano é que temas como sustentabilidade ambiental começam a ser colocados em prática. Pela primeira vez foi criado no Comitê Organizador Brasileiro do Fórum o Grupo de Trabalho (GT) Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Contando com o apoio de diversos parceiros, o GT está executando políticas e práticas de sustentabilidade no FSM. O grupo avaliou experiências anteriores de ações visando a redução de impactos ambientais em grandes encontros como Lixo Zero - campanha desenvolvida na Rio+10 em Johannesburgo, na África do Sul, pelo Greenpeace em parceria com as ONGs Gaia e Earthlife África - e Seja Amigo de Porto Alegre - realizada no FSM 2003, executado pelo Núcleo dos Amigos da Terra/Brasil em parceria com a prefeitura municipal, Fórum Municipal Lixo e Cidadania e Movimento Ecoarte. Para o Fórum, o GT trabalha ações como:
- As pessoas que trabalharão nas praças de alimentação irão receber treinamento sobre separação de resíduos, como evitar o consumo de alimentos transgênicos, boicote às transacionais, incentivo ao uso de alimentos orgânicos;
- Campanha de comunicação visual e divulgação com objetivo de identificar e difundir as práticas de sustentabilidade ao público participante, por meio de dicas de como proceder no FSM para que este seja sustentável;
- Latões de lixo de diferentes cores, com adesivos ilustrativos para que seja feita aplicada a reciclagem;
- Ciclo rede, um bicicletário, para incentivar os participantes a trazerem suas bicicletas.
-O Fórum é o espaço ideal para que, além de debater, possamos demonstrar na prática nossa visão de um mundo melhor, avalia Marcelo Furtado, diretor de campanhas do Greenpeace Brasil. - Neste ano essas ações ainda acontecem em pontos específicos, mas para o futuro a idéia é que todo o Fórum seja preparado atendendo aos critérios de sustentabilidade ambiental, complementa.