Cientistas fazem autópsia de baleia nos Estados Unidos
2005-01-24
Cientistas de New England, Estados Unidos, realizaram, na semana passada, uma autópsia em uma baleia de 55 pés que encalhou na localidade de Norton Point, ao sul da praia de Martha’s Vineyard. Trabalhadores locais amarraram o animal em uma corrente e o arrastaram para fora da água, onde ele foi examinado por veterinários e cientistas do Centro de Ciência da Pesca do Nordeste em Woods Hole e por cientistas do New England Aquarium, em Boston, além de voluntários, que vieram analisar amostras de tecido do animal.
O esforço dos pesquisadores faz parte de um amplo programa nacional para rastrear animais marinhos, muitos dos quais ameaçados de extinção, e aprender mais a respeito de sua vitalidade.
As praias da região de New England continuam intrigando os cientistas. Na Carolina do Norte, sábado (16/1), dezenas de baleias ficaram encalhadas na costa, e 34 morreram ou foram submetidas a eutanásia. Os cientistas querem estudar a que espécies elas pertencem e quais são as suas características, por isto recolheram amostras de tecidos do animal. (NY Times, 21/1)