Conscientização é estratégia principal do Greenpeace no Fórum Social Mundial
2005-01-24
No FSM deste ano, representantes da Greenpeace estarão presentes em vários painéis e seminários debatendo as questões chaves do desenvolvimento sustentável. A ONG também desenvolverá atividades no Acampamento da Juventude sobre Amazônia e terá ações públicas nas áreas de Energia, Clima e Transgênicos. Temas como Responsabilidade Corporativa e Comércio Justo estão entre os principais conceitos debatidos pelos ambientalistas do Brasil e do exterior. Para cada área, a ONG terá as seguintes abordagens:
Energia
- O Greenpeace defende uma política nacional de energia que proíba investimentos em energia nuclear, como a proposta de Angra 3, e estimule a implementação de novas fontes renováveis de energia - como biomassa, pequenas hidroelétricas, eólica e solar.
Clima
No Fórum, a organização participará de debates sobre a política brasileira de mudanças climáticas. Também promoverá ações de conscientização dos impactos sociais, econômicos e ambientais que essas mudanças podem causar, como catástrofes naturais, prejuízos à agricultura, acesso à água etc.
Transgênicos
O Greenpeace se opõe à introdução de organismos geneticamente modificados no meio ambiente, por trazerem riscos imprevisíveis, cujos impactos são irreversíveis. Enquanto não houver um consenso na comunidade científica sobre a segurança ambiental e para a saúde humana, o Greenpeace continuará lutando por uma política de precaução.
Amazônia
O Greenpeace tem trabalhado por um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, que combine responsabilidade social e proteção ambiental e que explore os recursos da floresta de maneira racional, proporcionando qualidade de vida para os 20 milhões de habitantes da região amazônica.
Acampamento da Juventude
O tema Amazônia será trabalhado pelo Greenpeace no Fórum por meio de atividades direcionadas ao público do Acampamento da Juventude. A partir de um estande montado no Espaço Tupiguara, dentro do Acampamento, a entidade vai promover a educação ambiental entre os participantes. Entre os temas abordados estão programas sobre o uso responsável das florestas e o engajamento de jovens de todas as regiões do País no programa Cidade Amiga da Amazônia. - É fundamental conscientizar e engajar os jovens no processo de defesa da floresta. Eles são as futuras lideranças que definirão políticas e práticas para um mundo melhor, disse Rebeca Lerer, coordenadora do programa Cidade Amiga da Amazônia. O Greenpeace também apoiou a Federação Gaúcha de Skate na construção das estruturas de skate do Acampamento da Juventude, contribuindo com a madeira certificada pelo FSC que reveste as rampas.
Greendicas
Uma equipe do Greenpeace estará no Fórum para divulgar dicas simples de como minimizar os impactos de consumo sobre o meio ambiente e transformar em atitude do dia-a-dia o conceito de preservação global. O projeto tem como objetivo munir os participantes do evento com sugestões práticas sobre o consumo sustentável de água, energia, produtos de limpeza, meios de transporte, entre outros.