População em volta da Revap poderá fazer exames para verificar contaminação
2005-01-24
Por Cláudia Viegas(Campinas)
O Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (Consema/SP) está avaliando a possibilidade de requerer uma segunda audiência pública para discutir o projeto de ampliação e modernização da Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos (SP). A reunião de consulta pública realizada no último dia 19 foi considerada bem-sucedida tanto por ambientalistas quanto por interessados na viabilização do projeto que compareceram para defender o aumento do número de empregos em razão do empreendimento.
Para o secretário-executivo do Consema/SP, Germano Seara Filho, que coordenou a audiência que discutiu o projeto de ampliação e modernização da Revap, a reunião foi positiva e atendeu aos objetivos do evento, que é o de promover o debate entre os diferentes segmentos da sociedade. - Houve um clamor das pessoas presentes para a realização de uma outra audiência. Então, estamos analisando essa possibilidade, disse.
Embora ainda não haja uma definição sobre uma nova audiência, todas as pessoas que ainda quiserem acrescentar críticas ou sugestões ao projeto original têm um prazo de cinco dias úteis para encaminhá-las ao Consema. Depois desse prazo, a ata da audiência e todos os documentos protocolados posteriormente serão encaminhados ao Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental (Daia), que é o órgão técnico responsável pela análise dos documentos.
Uma das solicitações encaminhadas pelos ambientalistas durante a audiência pública foi a realização de exames de sangue e urina na população do entorno, para complementar o estudo epidemiológico realizado pela refinaria e assegurar de que as emissões atmosféricas não prejudicam a saúde da população.