População vai conhecer EIA de estaleiros Rio Grande e Aker-Pomar
2005-01-21
A Fepam vai realizar, nos próximos dias 24 e 25, em Rio Grande, duas audiências públicas para discutir os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) das unidades que os Estaleiros Rio Grande e Aker-Promar pretendem instalar no Município. As audiências acontecerão a partir das 14h, no Teatro Municipal. A primeira, segunda-feira, será sobre o EIA do Estaleiro Rio Grande. A segunda, terça-feira, vai abordar o EIA do Aker. Conforme informou a Fepam, a audiência pública é um instrumento do processo de licenciamento, onde é ouvido o empreendedor, o licenciador (Fepam) e a comunidade atingida, que pode questionar e fazer sugestões. Os dois estaleiros ingressaram com pedido de licença prévia na Fundação para instalação de unidades em Rio Grande. A licença prévia é a primeira etapa do licenciamento. Concedida esta, a empresa deverá solicitar a de instalação e, posteriormente, a de operação.
Desde dezembro, cópias desses estudos estão à disposição da comunidade, na Biblioteca Rio-grandense, para consulta. As audiências públicas serão coordenadas pelo diretor técnico da Fepam, Mauro Moura. Tendo em vista a realização do primeiro evento na segunda-feira, Roberto Dieckmann, um dos diretores do Estaleiro Rio Grande, está em Rio Grande, organizando material para a audiência. Na ocasião, ele fará uma apresentação do empreendimento e falará sobre o transporte marítimo. O diretor da empresa MRS, que realizou o EIA, Alex Strey, abordará o Estudo de Impacto Ambiental.
Durante esta semana, Roberto Dieckmann também fará diversos contatos na cidade, inclusive com o reitor da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg), João Carlos Cousin, para estabelecer uma maneira de utilização dos laboratórios da universidade para testes de material durante a construção do estaleiro e depois, quando a unidade estiver em operação. (Jornal Agora, 20/01)