Americanos descobrem como produzir plástico a partir da casca da laranja
2005-01-21
Aquele líquido oleoso que sai da casca da laranja, quando ela é espremida, pode ser usado na produção de polímeros. Cientistas norte-americanos descobriram uma forma de fabricar plásticos a partir dessa matéria-prima, utilizando o gás de efeito estufa dióxido de carbono.
Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, criaram este novo polímero através de uma reação química de catálise. O grupo espera que o gás carbônico seja coletado para a fabricação de plásticos, ao invés de ser jogado na atmosfera, onde causa o efeito estufa.
Os detalhes da pesquisa foram publicados no Journal of the American Chemical Society.
O mais promissor neste trabalho, conforme os cientistas, é que o plástico pode ser fabricado totalmente com recursos renováveis, e é de boa qualidade, segundo o pesquisador Geoffrey Coates, da Universidade de Cornell.
O óleo da casca da laranja é um composto à base de carbono. Atualmente, é usado na produção de odores cítricos em produtos de limpeza, por exemplo.
Coates, professor de Química da Universidade de Cornell, em Ithaca, Estados Unidos, e seus colegas, usaram um derivado desse óleo para construir os blocos do polímero. (BBC, 21/1)