Obras de saneamento pretendem melhorar qualidade da água na Indonésia
2005-01-21
Às vezes, a prevenção de doenças requer que se quebrem lajes a 90ºC de calor. É assim que grupos de trabalhadores estão passando os seus dias na Indonésia: atuando na reconstrução de sistemas de saneamento para evitar a proliferação de doenças depois do desastre ocorrido há quase um mês na região. O mutirão é realizado por trabalhadores de vários países: Inglaterra, Afeganistão e mesmo da Indonésia.
Uma das atividades está sendo realizada na ampla e profunda floresta acima de Calang. Lá, mutirões colocam pedras que, com a ajuda da gravidade, filtram a água, permitindo que ela se torne novamente em condições de uso pela população.
Eles constroem pequenas represas de pedras. O tempo é curto para obras com melhor acabamento, há muitas empresas que estão na área por doi meses, apenas para atuarem na emergência da ajuda humanitária. O Comitê de Resgate Internacional, organização humanitária, também participa desses esforços.
O governo da Indonésia está ampliando o programa de controle do mosquito da malária em Banda Aceh, a capital provincial, onde há centenas de acres com águas paradas que não existiam há cerca de um mês. E as pessoas estão construindo latrinas e sistemas de água para reduzir os riscos de cólera e disenteria, talvez os dois mais temidos desastres transportados por água poluída. (Washington Post, 21/1)