Uso do Geoprocessamento para Diagnóstico do Meio Físico na Implantação de Sistema dde Transmissão no Setor Elétrico - Linha de Transmissão 230Kv Recife II / Pau Ferro
2005-01-21
Resumo: A proposta deste trabalho é contribuir para essa nova abordagem de gestão do território para o Setor Elétrico, relacionando a análise de todos os componentes do meio físico à ação de planejamento, correspondendo a parte inicial e imprescindível ao Planejamento Ambiental. Algumas técnicas de geoprocessamento foram utilizadas na elaboração do Diagnóstico Ambiental da Área de Influência da Linha de Transmissão 230 kV Recife II/Pau Ferro, visando subsidiar a Avaliação de Impacto Ambiental e fornecer a base de informações para o dimensionamento das ações necessárias ao processo de Gestão Ambiental do empreendimento.
Em Planejamento Ambiental é importante que se tenha uma visão holística, através da avaliação de parâmetros como mapa de solos, vegetação, hidrografia, geomorfologia, geologia, entre outros. As informações obtidas possibilitam uma radiografia real do ambiente a fim de direcionar às ações intervencionistas, para a diminuição dos danos ambientais possíveis na implantação de uma rede de linha de transmissão. O SIG (Sistema de Informação Geográfica) mostrou-se eficaz na elaboração do Diagnóstico Ambiental dos Estudos Ambientais necessários à implantação da Linha de Transmissão 230 kV Recife II/Pau Ferro, demonstrando sua possível aplicabilidade na Gestão Ambiental, como também em todas as etapas da implantação do empreendimento.
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco.
Autor: Danielle Maciel dos Santos Brandão.
Contato: hrlira@terra.com.br