Audiência na Bahia discute soluções para esgoto sanitário
2005-01-20
O extravasamento de esgoto sanitário ocorrido na localidade de Ilhota, nas proximidades de Mar Grande, no município de Vera Cruz, que levou o Ibama a autuar a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em R$500 mil foi um dos temas de uma audiência pública realizada no dia 18 de janeiro na Biblioteca Municipal de Vera Cruz.
Convocada pela ONG Promar e com participação do promotor da comarca de Itaparica, Ivan Ito, líderes de ONGs ambientais e especialistas em saneamento ambiental, a audiência colocou em discussão possíveis soluções definitivas para o problema que - de acordo com o diretor de recurso costeiro da entidade, José Roberto Caldas Pinto - é recorrente na região.
Professor de planejamento e gestão ambiental da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Severino Agra Filho denunciou que sempre que falta energia não há um gerador de emergência na estação de esgotos, o que faz com que os dejetos sejam jogados no rio. – Outro problema é que a localização da estação é inadequada, pois está situada em cima de um manguezal, alegou Agra, durante a audiência. (Correio da Bahia 19/1)