Vazamento de amônia fere nove funcionários em fábrica de Passo Fundo
2005-01-20
O vazamento de amônia, um produto químico utilizado para resfriamento de câmaras frias, na unidade da Doux Frangosul da Vila Mattos, em Passo Fundo, deixou nove operários intoxicados. O acidente ocorreu por volta das 18h, na sala de corte, que foi rapidamente evacuada. Mesmo assim, o grupo de trabalhadores precisou ser socorrido e conduzido para o Hospital da Cidade (HC), onde recebeu atendimento médico.
As vítimas informaram depois que outros colegas, que tiveram menor contato com a amônia, foram atendidos no ambulatório da empresa. Pela manhã, técnicos do setor de manutenção examinaram as instalações, depois que funcionários de outro turno se queixaram de forte cheiro, mas nada foi constatado. A empresa não chegou a emitir comunicado a respeito do caso.
O diretor médico do HC, Juarez Dalvesco, explicou que os operários foram submetidos a tratamento com oxigênio e soro. Segundo ele, nenhum corre risco sério. A amônia ataca o aparelho respiratório e o contato mais prolongado pode levar à morte. (CP/8)