Espanha ordena medidas urgentes diante da falta de chuvas
2005-01-20
A ministra do Meio Ambiente, Cristina Narbona, anunciou várias ações urgentes no caso da seca que atinge a Espanha, entre elas a instrução a todas as Confederações Hidrográficas para que preparem medidas. Narbona disse, porém, que, no momento, a situação não é preocupante.
–O Ministério do Meio Ambiente está dando instruções a todas as Confederações Hidrológicas para que preparem um pacote de medidas que se devem contemplar em caso de seca, assinalou.
Conforme o diretor-geral de Águas, Jaime Palop, as medidas a serem adotadas serão concretizadas, fundamentalmente, com a criação de uma rede de indicadores para toda a Península, cuja função será a de vigiar a situação das bacias. Estes indicadores levarão em conta fatores climatológicos, bem como a quantidade de água fornecida, a demanda etc.
A ministra Narbona também informou que convocou a Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP) para uma reunião urgente, a fim de solicitar aos responsáveis pelas províncias que adotem as medidas necessárias diante de casos de ausência de chuva com repercussões em aspectos de contaminação.
Segundo ela, a situação, nestes momento, não é preocupante, apesar de, no sudeste da Espanha, alguns setores estarem sofrendo com o impacto da falta de chuvas. (El Mundo, 20/1)