Problemas ambientais param construção de 26 usinas na China
2005-01-20
A China ordenou a suspensão da construção de 26 grandes usinas de produção de energia elétrica, inclusive duas na represa das Três Gargantas, por razões ambientais.
A iniciativa é surpreendente porque a China vem lutando para aumentar os recursos energéticos para sua economia em expansão. No ano passado, 24 províncias sofreram apagões.
O Departamento Estatal de Proteção Ambiental disse que os 26 projetos deixaram de fazer uma análise de impacto ambiental adequada.
No topo da lista está uma represa em uma área do rio Yangtzé considerada de grande beleza panorâmica. – A construção destes projetos começou sem a aprovação do relatório de impacto ambiental...estes são típicos projetos ilegais de construção primeiro e aprovação depois, disse o vice-diretor do departamento, Pan Yue. Alguns dos projetos podem receber autorização para ser retomados, mas outros podem ser cancelados totalmente, afirmou ele.
Em 2004, a China aumentou sua capacidade de gerar energia em 12,6%.
O maior projeto a ser suspenso é o da represa Xiluodi, programada para produzir 12.600 megawatts de eletricidade. Ela está sendo construída em Jinshajiang ou rio de areia dourada, como é conhecido segmento do rio Yangtzé. (BBC, 19/1)