Kirchner inicia, na França, negociações com a Águas Argentinas
2005-01-20
O presidente argentino, Néstor Kirchner, reúne-se hoje (20/1) com o presidente da França, Jacques Chirac, para analisar a situação dos capitais franceses na Argentina. Ontem (19/1), o ministro da Planificação Federal, Júlio De Vido, manteve uma reunião preparatória coordenada pelo Grupo Suez, administrador da empresa Águas Argentinas.>
Ao final do encontro, quando se analisou a problemática do serviço de água na cidade de Buenos Aires e em 17 distritos do conurbado da região da capital, o ministro assegurou que foi aberta uma via de negociação. Segundo ele, foram tratados assuntos como investimentos e melhoria nos serviços.
A viagem de Kirchner e delegação ocorre poucos dias depois que os entes reguladores argentinos aplicaram fortes multas às empresas Águas Argentinas e Edenor, controladas pelo Grupo Suez e Electricité de France (EDF), respectivamente, em função de deficiências administrativas.
Por este motivo, o próprio presidente sustentou publicamente, na semana passada, que poderia retirar a concessão da Águas Argentinas se esta empresa não aumentasse seus investimentos no país. (Clarín, 20/1)