Blecaute deixa 800 mil pessoas sem luz em Santa Catarina
2005-01-19
A Eletrosul Centrais Elétricas irá fazer um levantamento técnico para apurar as causas de um blecaute que atingiu no final da tarde dessa segunda-feira (17/1) entre 60 municípios da região norte de Santa Catarina e parte da Grande Florianópolis.
O apagão, que teve início à 17h38 e duração de 40 minutos, deixou cerca de 800 mil consumidores sem energia elétrica. A falha técnica no sistema ocorreu numa subestação da Eletrosul localizada na cidade de Blumenau, e se propagou pelos municípios de Itajaí, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Biguaçu (na Grande Florianópolis).
O diretor das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Eduardo Sintônico, disse que o apagão atingiu mais de 800 mil pessoas, uma vez que deve ser considerada a população flutuante que visita as praias catarinenses. Ele eximiu a empresa de qualquer responsabilidade pelo blecaute e afirmou que o problema foi localziado no sistema da Eletrosul.
Já a Eletrosul explicou que o equipamento onde foi identificada a falha é novo e operacionalizado duas vezes por dia e a falha pode ter ocorrido numa dessas operações. A empresa acrescentou que divulgará relatório preparado pelos técnicos da Eletrosul, com a identificação do problema que gerou a falta de luz. (JB 18/1)