Protesto do MAB bloqueia rodovia na divisa do RS com SC
2005-01-19
Cerca de 600 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região da bacia do rio Uruguai obstruíram o trevo que dá acesso à obra da barragem de Campos Novos, na BR 470, na região Sudeste de Santa Catarina, quase na divisa do Estado com o Rio Grande do Sul. Das 11h15min até o fim da tarde, o grupo fechou por 3 vezes a rodovia, que liga Barracão (RS) a Campos Novos.
Depois de uma assembléia geral, os atingidos decidiram acampar no local e não sabem até quando manterão o protesto. Segundo o MAB, estão mobilizados agricultores afetados pelas obras de Itá, Machadinho, Barra Grande, Campos Novos, Quebra-Queixo, Monjolinho, Foz do Chapecó, Itapiranga e Bernardo José, entre outros. Eles denunciam que a região do Alto Uruguai está sendo transformada em um imenso lago.
O grupo mobilizado exige do governo federal e das empresas construtoras de barragens a diminuição do preço da energia elétrica, garantia de acesso à água e energia a toda a população, solução imediata dos problemas deixados pelas barragens já construídas, crédito para produzir, reassentamento, moradia, estradas e políticas sociais de tratamento das populações atingidas. Eles acusam as empresas responsáveis pelas obras de fraude nos estudos de impacto ambiental, elaboração de projetos de desenvolvimento regionais e investimento em projetos alternativos de produção de energia, principalmente em energia eólica, solar, biomassa. (CP, 16)