Tecido socialmente correto será apresentado no Fórum Social Mundial
2005-01-18
Durante o Fórum Social Mundial (FSM), que chega a sua quinta edição entre os dias 26 e 31 de janeiro de 2005, em Porto Alegre (RS), o Banco do Brasil patrocina a participação do estilista Caio Von Vogt. Paranaense, Vogt é o criador do ecovogt®, o primeiro tecido na história da indústria têxtil mundial, cujo processo de produção não polui rios ou causa qualquer dano ao ser humano.
A matéria-prima do produto, a Juta, uma planta da Amazônia, depende exclusivamente de água para se desenvolver, dispensando o uso de aditivos químicos. Seu cultivo para abastecer a produção do tecido vai gerar emprego para moradores das regiões ribeirinhas, que sobrevivem exclusivamente dos recursos gerados por essa lavoura; e ainda vai preservar o folclore dessa população, que ritualiza os momentos de plantio e de colheita.
Durante o evento, quem visitar o espaço do Banco do Brasil terá oportunidade de conferir amostras do tecido. Na ocasião, uma modelo vai vestir roupas e assessórios produzidos em dez cores feitas a partir de corantes naturais como: urucum, macela, anileira, folha de mamona e açafrão.
A criação do ecovogt® é resultado de seis anos de pesquisa e contou com o apoio da Cia Têxtil de Castanhal, Sebrae, Abit, Abravest, Unifei - Faculdade de Engenharia Têxtil, Ministério do Meio Ambiente e Consulado Geral da Holanda, em São Paulo.