Consumidores alemães estão preocupados com o fato de que ovos orgânicos possam estar contaminados com dioxinas. Eles estão apelando para o cumprimento de padrões ambientais a fim de evitar este tipo de contaminação. Ovos com elevados índices de dioxinas foram encontrados em vários Estados alemães, porque galinhas que os põem podem transitar por áreas contaminadas com substâncias químicas.
A ministra da Agricultura da Alemanha, Renate Kuenast, determinou um estrito controle da circulação de ovos no país. – Devemos ter uma política ambiental mais firme, disse ela ao jornal Berliner Zeitung. –Devemos assegurar que os níveis de dioxinas sejam reduzidos e que desapareçam do nosso ambiente, acrescentou.
Consumidores alemães estão preocupados com os relatórios sobre a contaminação que vêm sendo apresentado pela mídia. No Estado da Baixa Saxônia, 28% dos ovos produzidos por galinhas soltas nos últimos dois anos estavam com níveis de dioxinas acima dos limites da União Européia. Segundo Thomas Isenberg, da Associação dos Centros Nacionais de Aconselhamento dos Consumidores, todos esses ovos com elevados teores de dioxinas deverão ser removidos do mercado. (BBC, 17/1)