Ibama multa posto de gasolina do Distrito Federal que jogava óleo no esgoto
2005-01-17
O Ibama e a Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) interditaram, dia 13, um posto de gasolina na 1ª Avenida Norte de Samambaia por lançamento clandestino de óleo na rede de esgoto. O comércio funcionava sem licença ambiental de operação e estava com problemas de manutenção nos filtros de areia, responsável por manter o combustível longe das galerias da Caesb. A Cover Combustíveis, Veículos e Representações, proprietária do posto, foi multada em R$ 50 mil pelo Ibama.
Segundo o órgão ambiental, a denúncia partiu dos moradores. Eles se queixavam que um forte cheiro de combustível emanava da rede de esgoto nas proximidades do posto de gasolina. Acionaram a Caesb, que identificou que a caixa de areia estava sem manutenção há oito dias, permitindo que o combustível descesse para a tubulação de esgoto junto com a água. Segundo o gerente de Fiscalização e Orientação Sanitária da Caesb, Felipe Penaloza, a empresa foi notificada e terá 30 dias para corrigir as irregularidades, mas devem voltar antes do prazo.
– Periodicamente, deveria ser feito uma manutenção para a retirada do óleo, para ser recolhido pela distribuidora, afirma Felipe Penaloza.
O Ibama, por sua vez, multou os proprietários do posto por operarem sem licença ambiental. A multa pela infração foi de R$ 50 mil e as bombas de combustível foram lacradas e só poderão voltar a funcionar quando o posto se enquadrar na legislação ambiental. (JB 14/1)