Copesul fecha contrato para tratamento de águas e processos industriais
2005-01-17
A Companhia Petroquímica do Sul (Copesul) fechou contrato com a Nalco Brasil, empresa especializada em soluções para tratamentos de águas e processos industriais para prestação de serviços e fornecimento de produtos.
O contrato, com 72 meses - é destinado a tratar a planta I de etileno (zona fria), especificamente a torre recuperadora de eteno da área de compressão e a torre despropanizadora para evitar polimerização de indesejados nas torres, trocadores e linhas, que poderiam causar paradas não programadas na unidade. Em seus processos industriais, a Nalco, além de contribuir com o aumento de campanha das unidades, reduz a produção de resíduos e contribui para a preservação do Meio Ambiente.
Confiabilidade operacional
Entre os serviços que já estão sendo prestados estão o acompanhamento da performance da Unidade - todos os parâmetros de operação, fornecimento de produto químico, manutenção do sistema de dosagem, suporte internacional, sistema de dosagem automático on-line 24 horas, atendimento diário de engenheiro químico especializado, análises químicas de acompanhamento realizadas no laboratório da Copesul e relatórios de inspeção mensal.
A operação garante a campanha do sistema em seis anos, sem paradas de emergência decorrentes de problemas de polimerização, aumentando assim a confiabilidade operacional da planta. A Copesul trata sua Planta de Etileno I com produtos da Nalco/Exxon desde 1995 e uma década antes já se utilizava dos produtos Nalco.