Japão mobiliza-se para perfurações em busca de gás no Mar da China
2005-01-17
A Japan Petroleum Exploration Co. e a Teikoku Oil Co. estão em conversações com o governo a respeito de seus planos para explorar gás natural no Leste do Mar da China, perto de áreas reivindicadas tanto pelo governo japonês quanto pelo chinês, informaram fontes do governo japonês neste domingo (16/1). As empresas pretendem fazer uma fusão de suas concessões provisórias com as de outras firmas que elas pretendem adquirir, com os testes de perfuração tendo início em 1º de abril próximo. O governo está provavelmente avaliando o plano, informaram as mesmas fontes.
Um consórcio chinês está encarregado dos projetos de gás natural do lado da China, em uma área muito próxima à linha de zona econômica exclusiva estabelecida pelo Japão. O governo suspeita que os poços de gás testados possam passar por esta zona e demandou à China para que providencie informações como a área coberta pelos depósitos projetados.
A China não deu uma resposta substancial, e Tóquio agora busca começar a pesquisa do Japão por conta própria na área. Tóquio e Pequim estão em divergências sobre a exploração de recursos no Leste do Mar da China, principalmente levando-se em conta as diferenças na definição de demarcação oficial para as áreas limítrofes, que a China diz serem maiores para o seu lado do que reconhece o Japão. Fontes governamentais disseram que o Japão vai examinar cuidadosamente o tempo de permissão para os desenvolvedores de recursos para que eles comecem os testes de perfurações. A Japan Petroleum e a Teikoku Oil já se inscreveram para começar o desenvolvimento de projetos de energia, mas ainda não obtiveram os direitos oficiais do governo. (Japan Times, 17/1)