Elevados preços do petróleo sustentam o mercado do etanol
2005-01-17
A produção global do combustível renovável etanol terá uma alta nos próximos cinco anos, caso os preços do petróleo permaneçam elevados. Segundo analistas, com os preços do petróleo subindo a até US$ 46, o barril de etanol vem se tornando uma importante fonte de energia importável – países mais pobres o utilizam na indústria ou como mistura em combustíveis de veículos, disse Sergey Gudoshnikov, economista sênior da Organização Internacional do Açúcar (ISSO), uma instituição intergovernamental. –Se os preços do petróleo permanecerem assim pelos próximos três, quatro ou cinco anos, então veremos um massivo desenvolvimento industrial, afirmou Gudoshnikov.
O uso global do etanol é insignificante se comparado ao dos combustíveis fósseis, pois os seus custos de produção são hoje muito mais elevados. Mas os analistas acreditam que já estão dadas as condições para um desenvolvimento de longo prazo para a indústria global do etanol, à medida que os elevados custos do petróleo vêm reduzindo os diferenciais de produção entre ambos os tipos de combustíveis.
No ano passado, as destilarias produziram quase 42 bilhões de litros de etanol, uma quantidade recorde, segundo Christoph Berg, analista de commodities da empresa alemã F.O. Licht. –Vamos assistir ao continuado crescimento no próximo ano, com potencial para ir a até 43 bilhões de toneladas, disse ele à Reuters. O Brasil está numa posição privilegiada neste cenário, pois domina a produção mundial de álcool etílico. (Planet Ark 11/01)