Fepam interdita posto de combustível em Canoas
2005-01-14
Um posto de combustíveis de bandeira branca, localizado no centro de Canoas, foi autuado e interditado quarta-feira (12/01) em ação conjunta entre a Fepam e a Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (Sempa). Conforme a Fepam, desde 2003 o estabelecimento não possui licença ambiental para funcionar. A distribuidora que fornece combustível também deve ser autuada pela Fundação. De acordo com o chefe de serviço de emergência da Fepam, Luís Fernando Guaragni, o posto já recebeu um auto de infração por não ter licença. O proprietário do posto, que não foi localizado, terá que pagar uma multa no valor de R$ 3 mil, além de adequar o local. A secretaria irá monitorar o local para que não reabra até receber a licença ambiental.
O advogado Arlei Dias dos Santos recebeu a autuação em nome do proprietário, que, segundo ele, está viajando e disse que o local está funcionando dentro das normas. Arlei criticou a ação da Fepam e as normas para adequar o local. Ele frisou que irá recorrer na Justiça. - O custo para cumprirmos essas exigências é extremamente elevado. Eles vieram aqui e interditaram sem nos dar direito de defesa - criticou.
Entre as exigências da Fepam estão apresentação de um relatório técnico contendo mínimo de operação e eficiência do piso, como drenagem da área de lavagem de veículos. Devem ser instalados ainda caixa separadora de água e óleo e depósito para o óleo lubrificante usado. (Diário de Canoas, 13/01)