Espírito Santo reforça fiscalização de mangues
2005-01-14
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) do Espírito Santo realizou ontem (13/1) em Cariacica, um trabalho educativo de capacitação dos funcionários da Prefeitura. Este treinamento vai direcionar e orientar, os novos funcionários da atual gestão, nos procedimentos de fiscalizações dos mangues, na época da andada dos caranguejos e goiamuns.
Uma equipe composta por técnicos da Seama, levou os funcionários da prefeitura para o mangue e lá está sendo realizado o treinamento, incluindo educação ambiental e orientação de como agir em caso de flagrantes de catadores desrespeitando os dias da proibição da cata do crustáceo. Já que esta é a única época do ano que os caranguejos e goiamuns se acasalam.
Outro fator importante desta orientação é a preocupação de não permitir, que caranguejos de fora de Estado entrem nos mangues. Tendo em vista que uma nova doença, que não chegou ao Estado, está causando mortandade total dos crustáceos nos mangues em várias regiões do Brasil. Esta nova equipe treinada será mais um reforço na inspeção imediata dos mangues, que vai até a próxima segunda-feira (17). Os próximos três períodos de andada serão, de 11 a 17 de fevereiro, 10 a 16 de março e 08 a 14 de abril.