Base espacial do Cazaquistão prejudica saúde infantil
2005-01-13
Um estudo publicado recentemente na revista Nature mostra que as atividades na base espacial do Cazaquistão, Baikonur, prejudicam a saúde de crianças, trazendo-lhes transtornos hormonais e sangüíneos. Os efeitos são causados por carburante. A Agência Espacial Russa atribui os transtornos a provas nucleares realizadas na região durante a era soviética.
A base do Cazaquistão é usada freqüentemente pelas principais agências espaciais do mundo. O índice de doenças relacionadas com transtornos hormonais e sangüíneos chegou a duplicar no país, nos últimos anos entre crianças.
O estudo foi financiado pelo Centro Internacional de Ciência e Tecnologia, com sede em Moscou, mas, até agora, não havia sido divulgado. A agência espacial russa, Rosaviakosmos, que arrenda a base e cobra das demais agências para seu uso, negou que a atividade de Baikonur reprsente perigo À população das imediações.
Cientistas do Centro Nacional de Investigação de Virologia e Biotecnologia da cidade independente de Novosibirsk compararam, entre 1998 e 2000, os informe médicos de mil crianças residentes em zonas que se acredita estarem contaminadas com outras 330 de áreas fora do alcance da base. O estudo permitiu concluir que as crianças do primeiro grupo tinham até o dobro de probabilidade de requerer atenção médica e que a duração de seus tratamentos era também o dobro em relação à das crianças do outro grupo. (El Mundo, 13/1)