Lula inaugura usina no RS e promete mais 40
2005-01-12
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na companhia do governador do Estado, Germano Rigotto, acionou, às 11h50min de ontem, a primeira turbina da usina hidrelétrica Monte Claro, localidade de Nossa Senhora da Glória, em Veranópolis. Na sua primeira visita ao Rio Grande do Sul neste ano, Lula destacou que a obra é importante não só para as necessidades urgentes do sistema elétrico nacional, mas integra uma meta de desenvolvimento do setor de longo prazo no país. - Esta usina faz parte de um conjunto de 12 empreendimentos que entram em operação ainda este ano. Além disso, em 2005, estarão em construção mais 15 hidrelétricas, e o Ministério de Minas e Energia irá licitar a criação de outras 17 - salientou o presidente em pronunciamento.
Ele enfatizou que este ano haverá um aumento de oferta de 3 mil megawatts no parque gerador nacional de energia e de 4,4% na capacidade instalada no país. Junto com os ministros de Minas e Energia, Dilma Rousseff, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, Lula afirmou que o governo federal está empenhado em ampliar a capacidade energética do Brasil.
Lula desceu do Boeing presidencial em Caxias do Sul e seguiu para a usina, na divisa de Bento Gonçalves e Veranópolis, em um helicóptero da Força Aérea Brasileira. Segundo ele, a entrada em operação da Monte Claro vai melhorar as condições de suprimento eletroenergético às regiões Metropolitana e Norte do RS. Lula ainda ressaltou que os sete municípios do entorno da usina irão se beneficiar com a arrecadação de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de R$ 4 milhões. - É bom que os prefeitos esperem os recursos entrarem nos cofres antes de gastar, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal - alertou. (CP, Capa)