UFRGS adia para 2006 curso de Engenharia Ambiental
2005-01-12
Em 2006, o vestibular de verão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) terá pelo menos uma graduação a mais para oferecer aos vestibulandos. A instituição lançará, até o início do segundo semestre deste ano, o curso de Engenharia Ambiental.
O curso ainda está em fase de elaboração pelas unidades acadêmicas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas e da Escola de Engenharia. De acordo com o pró-reitor de Graduação, Carlos Alexandre Netto, a graduação deverá oferecer cerca de 30 vagas e terá uma média de duração de cinco anos, assim como a maioria dos cursos de Engenharia. As aulas serão ministradas em turno integral nos campus do Vale e Central. — Nossa meta é lançar o curso no edital do próximo vestibular. As disciplinas aproveitarão principalmente a qualificação do Instituto de Hidráulica da universidade - afirma Netto.
O profissional graduado em Engenharia Ambiental pode trabalhar com projetos de saneamento básico e tratamento de efluentes industriais, na recuperação de áreas degradadas e acompanhar o desenvolvimento de linhas de produção industrial buscando reduzir os danos sobre o ambiente. O mercado de trabalho oferece boas oportunidades na área de gestão ambiental, tanto no setor público quanto nas empresas privadas. O piso salarial é de seis salários mínimos para seis horas de trabalho. Para oito horas, a remuneração mínima é de nove salários.
Atualmente, o curso é oferecido por Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). (ZH, Vestibular, 2)