Brascan inicia construção de Pequena Central Hidrelétrica
2005-01-12
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Piranhas, localizada em Goiás, será uma das primeiras usinas a fornecer energia resultante do Proinfa, programa do Ministério de Minas e Energia de incentivo a fontes alternativas, como biomassa, eólica e de pequenas centrais hidrelétricas. O Consórcio Serra Negra Energética informou que está iniciando a construção da usina, que vai gerar 18 MW a partir de 2006, com investimentos de, aproximadamente, R$ 49 milhões.
O consórcio é liderado pela Brascan Energética, empresa do Grupo Brascan, e tem participação minoritária da PCH Administração & Participações, empresa do Grupo Performance. Com a aquisição, no final do ano passado, de seis PCHs do grupo Cataguazes Leopoldina, a Brascan Energética possui atualmente 11 usinas em operação, localizadas em Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. No próximo mês de março, mais uma usina entrará em operação, a PCH Salto Corgão, de 28 MW, no estado de Mato Grosso. Desta forma, a Brascan Energética passará a operar um parque de 12 usinas hidrelétricas, com um total de 205 MW.
Segundo a empresa, a Brascan Energética representa a volta do Grupo Brascan ao setor elétrico no Brasil. Com suporte e expertise tecnológica da Brascan Power, empresa do grupo que mantém um parque gerador de 2600 MW nos Estados Unidos e Canadá, o principal objetivo da Brascan Energética, é aumentar a oferta de energia elétrica no Brasil, com foco no desenvolvimento, implantação, construção e operação de Pequenas Centrais Hidrelétricas. (O Globo 11/01)