Praias de Santos (SP) continuam impróprias para banho
2005-01-12
Todas as praias de Santos, no litoral paulista, continuam impróprias para banho, de acordo com boletim de balneabilidade divulgado ontem pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A situação começou na 2ª semana de dezembro. Segundo a gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb, Cláudia Lamparelli, o fato está diretamente relacionado ao tempo e à existência dos canais para escoamento das águas pluviais.
– O problema foi que, em dezembro, choveu muito, e, quando chove, é necessário abrir as comportas, fazendo com que as águas dos canais vão para o mar, disse. De acordo com ela, o índice de contaminação fecal da água dos canais é muito alto. Isso acaba prejudicando a avaliação das praias quando comparadas a outras cidades da Baixada Santista, como Guarujá e Praia Grande.
O monitoramento da Cetesb é realizado semanalmente. No verão, algumas praias são avaliadas três vezes por semana. Para fazer a classificação, são utilizados os resultados das últimas cinco semanas de amostragem. Caso mais de 80% desses resultados estiverem abaixo do limite estabelecido, a praia é considerada adequada.
– Quando há a necessidade de abrir as comportas porque choveu, a balneabilidade das praias fica comprometida, disse.
Pela a última análise da Cetesb, quase não houve alteração na balneabilidade. No litoral norte, caiu o número de praias poluídas, de cinco para três entre as 80 monitoradas. Na Baixada Santista, passou de 27 para 26 entre as 62. (FSP 11/01)