WWF propõe reconstrução verde do litoral do sul asiático
2005-01-12
O planejamento adequado do desenvolvimento do litoral dos países atingidos pelo maremoto de 26 de dezembro, com a preservação de recifes de coral e manguezais, poderia ter salvo vidas. A afirmação é da organização ambientalista World Wildlife Fund (WWF), que propôs a reconstrução verde da costa arrasada pelo cataclismo.
–Os lugares que possuíam recifes e mangues intactos, que servem como pára-choques naturais, foram muito menos afetados pelo tsunami do que as zonas onde recifes e mangues foram destruídos para dar lugar a criações de camarão e hotéis em passeios marítimos mal planejados, disse, em comunicado, a diretora do WWF para a região da Ásia e do Pacífico, Isabelle Louis.
Segundo a WWF, a reconstrução deveria envolver um planejamento ambientalmente sustentável do litoral que capitalize os mecanismos de defesa natural, evitando construir em zonas delimitadas pela maré alta e restaurar e proteger mangues, florestas e zonas pantanosas -que amortecem o impacto das ondas gigantes. (FSP 11/01)