Ford e GM colaboram na construção de híbridos
2005-01-12
As maiores fabricantes de automóveis, pressionadas por grupos ambientalistas, dizem que vão trazer ao mercado, até 2008, seis modelos de veículos híbridos, movidos a gás e eletricidade. O anúncio foi feito na última segunda-feira (10/1). A Ford fez manifestação de um grande comprometimento, informando que adicionará quatro novos modelos à linha de híbridos utilitários esportivos à qual deu início no ano passado. Já a General Motors (GM) revelou que adicionará, até o final de 2007, um novo tipo de sistema híbrido a dois grandes veículos utilitários (SUVs) que já mantém em produção, o Chevrolet Tahoe e o GMC Yukon.
–Nosso comprometimento é claro. Cinco híbridos – um muito popular, um em venda atualmente, outro vindo no final deste ano e mais três nos próximos três anos, afirmou o executivo da Ford Motor William Clay Ford Jr., em uma conferência realizada na exposição norte-americana internacional Auto Show North. No ano passado, a Ford colocou à venda o seu primeiro híbrido SUV nos Estados Unidos, o Ford Escape, movido a gás ou electricidade. É um modelo do mesmo tipo do popular sedan Toyota Prius.
A Ford também informou, no último domingo (9/1), que assinará contrato para entregar 12 ônibus movidos a hidrogênio que deverão atender passageiros na Flórida, no ano que vem.
Já a GM introduziu o híbrido Silverado, mas este não tem autonomia para funcionar somente com eletricidade como outros híbridos. Por isto, a empresa vai lançar um novo sistema duplo para os seus Tahoe e Yukon. O sistema utilizará vários motores elétricos acoplados à transmissão desses veículos, permitindo que eles façam até 50 milhas por hora com eletricidade, ou com combustão, ou ainda com a combinação de ambos. (Los Angeles Times, 12/1)