Posse de secretário de Meio Ambiente de Porto Alegre é marcada por elogios
2005-01-12
Por Carlos Matsubara (Porto Alegre)
A posse do vereador Beto Moesch (PP) na Secretaria do Meio Ambiente do Município de Porto Alegre (Smam) foi uma festa. Cercado pelos amigos, funcionários, ambientalistas e bajuladores de plantão, o novo secretário foi empossado ontem (11/1) pelo prefeito José Fogaça (PPS) em cerimônia marcada pelos elogios e por uma enorme expectativa relacionada ao seu passado recente como defensor da natureza.
Funcionários efetivos demonstraram satisfação pela escolha. Alguns, que não quiseram aparecer sabe-se lá por qual motivo, alegaram alívio pela saída da administração anterior. - O pessoal estava muito desgostoso, diz um deles sem saber dizer por quê exatamente.
Expectativas positivas
Jacques Saldanha, ambientalista das antigas em Porto Alegre e com mais de vinte anos de casa, discorda. - O funcionário sempre deseja mais. O importante é a política ambiental, completa. Para ele, o nome de Moesch traz expectativas positivas. - Como ambientalista, ele pode trazer conteúdo importante, diz. O secretário antecipou na semana passada que irá manter Saldanha a frente da Educação Ambiental da Smam. A presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Edi Xavier Fonseca, endossa as palavras de Saldanha e lembra que a prioridade da secretaria deve ser o levantamento das áreas de proteção. - Há uma pressão muito grande do setor de Construção Civil, diz ela. Moesch é conselheiro da Agapan e seu nome foi rechaçado publicamente pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). - Sua indicação tem o respaldo das associações de bairro e do movimento ecológico, enfatiza Edi.
Ações conjuntas
Alexandre de Freitas, da Fundação Gaia, representando Lara Lutzenberger e a Promotora de Justiça, Silvia Capelli, também prestigiaram a posse. A promotora conta que se reuniu com Beto Moesch na semana passada para discutir ações prioritárias conjuntas entre o Ministério Público e a Smam. - Acertamos de levantar as prioridades e agendar um outro encontro, revela.